Lotes da Restituição da Restituição IR 2019 – No primeiro semestre de cada ano, chega um período em que é preciso prestar contas ao governo. Essa é a época da declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), que ocorre de 7 de março a 30 de abril em 2019.
A partir do envio das informações à Receita Federal é que você fica sabendo se terá ou não terá direito à restituição do imposto de renda 2019.
Essa é uma das grandes expectativas do contribuinte brasileiro. Mas você sabe se poderá receber a restituição do IR em 2019? E em qual mês isso deve ocorrer?
Vamos explicar agora como funciona a restituição do imposto de renda e como você pode consultar a sua situação. Portanto, acompanhe agora para saber tudo:
Restituição Imposto de Renda 2019: quem tem direito a receber?
Você sabe dizer por que existe a restituição do imposto de renda a alguns contribuintes?
Quando uma pessoa envia a declaração do IR, ela informa tudo o que recebeu, o que possuía e o que pagou no ano anterior.
Então, a Receita faz uma conferência, que pode mostrar que o contribuinte pagou mais (ou menos) impostos do que deveria. Se isso acontecer, o governo precisa ajustar a situação.
A restituição, então, representa a devolução da diferença que o contribuinte pagou a mais naquele ano. Mas, se a Receita identificar que o contribuinte pagou menos impostos do que deveria, ela também pode cobrar o pagamento.
A fim de que o programa possa constatar o direito à restituição, vale ressaltar que todos os dados devem ser informados corretamente na declaração. O que também é essencial a fim de que o contribuinte não caia na malha fina.
Lotes da Restituição IR em 2019: Calendário
A restituição do imposto de renda acontece em lotes e, conforme a data de pagamento, incidem juros equivalentes à taxa Selic. O valor é pago exclusivamente mediante crédito em conta corrente ou poupança de titularidade do beneficiário. Esse dado deve ser informado na entrega da declaração do IR.
A Restituição Imposto de Renda 2019 será paga de junho a dezembro, em sete lotes, conforme o calendário.
Desse modo, veja abaixo as datas dos 7 Lotes da Restituição IR 2019:
- 1º Lote – 17/06/2019 (Prioridades)
- 2º Lote – 15/07/2019
- 3º Lote – 15/08/2019
- 4º Lote – 16/09/2019
- 5º Lote – 15/10/2019
- 6º Lote – 18/11/2019
- 7º Lote – 16/12/2019
No 1º lote, são atendidas as prioridades: idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais, além de pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em seguida, vêm aqueles contribuintes que entregaram antes a declaração: quem enviar no início do prazo, recebe mais cedo.
Depois de receber as declarações, o governo informa em qual data cada contribuinte deve receber a restituição, conforme o período em que entregou a declaração.
Como consultar a restituição?
Você pode consultar a situação da declaração e da restituição IR 2019 de duas formas:
- No site da Receita Federal;
- No aplicativo Pessoa Física (disponível para Android e iOS), ao acessar o serviço Consulta Restituição.
Enfim, agora você já sabe como funcionam os Lotes da Restituição e quando os pagamentos devem ser feitos.
Depois de enviar a sua declaração, fique de olho no site ou no aplicativo da Receita Federal para saber quanto e quanto você deve receber.
Veja aqui sobre as deduções e saiba como paga menos imposto de renda!