A declaração de isenção do IR, documento que comprovava a situação do CPF, deixou de ser obrigatória. Fique por dentro dessas e outras informações sobre o seu CPF. Não faça declarações desnecessárias.
Se você tem dúvidas sobre a situação cadastral do seu CPF, você pode realizar uma consulta aqui se o seu CPF consta como regular.
Isenção na Declaração De IRPF
Até o ano de 2007, os brasileiros que não precisavam declarar o tributo anualmente, ainda assim necessitavam declarar. Uma declaração de que estavam liberados de fazer a declaração da tributação.
A Declaração de Isento, tinha prazo e tinha como objetivo manter a situação cadastral do CPF do isento de declarar IR regular. Os brasileiros isentos deviam se dirigir às lotéricas e se declarar isento de IR.
Como Regularizar O CPF Dos Isentos?
A partir do ano de 2008 é que os brasileiros isentos foram liberados desse processo de declarar.
Quem realizou o processo corretamente até 2007, anualmente, e não entrou nas faixas de declaração do IRPF de lá para cá, está com o CPF regular.
Em outras palavras, o formulário de isento feito até o ano de 2007 têm efeito permanente. Aqui você poderá consultar a situação do seu CPF.
Se você tem dúvidas, veja como fazer a Declaração do IR Passo a Passo.
Evite Pagar Multas E Juros
Porém, se você se de lá para cá você se enquadrou ou se enquadra em alguma das faixas do IRRF, você, obrigatoriamente, deverá declarar.
Problemas para movimentar contas bancárias, incluindo impossibilidade de empréstimos e problemas com o passaporte são apenas algumas das dificuldades que você vai enfrentar.
Além disso, são impostas multas e juros sobre os tributos devidos e não pagos. Evite maiores problemas. Consulte seu CPF aqui.
Descubra Se Você Precisa Declarar O IRPF
Você é isento de declarar o IR? Não sabe? Descubra agora quem é obrigado a declarar o IR.
Simples, a partir de 2008 ninguém que não precise declarar o IR precisa se preocupar em fazer a Declaração de Isento.