Secretaria da Fazenda – a declaração para 2017
A Receita Federal é responsável por todo o processo relativo à tributação sobre os proventos. A Receita Federal também atua nos segmentos de importação/exportação, emissão de CPF, cadastro no CNPJ e e-Social, sempre fiscalizando e orientando. Também atua como arrecadadora de tributos, como no caso do IR 2017.
RFB – a declaração digital
Para o IR 2017, as novidades são no sentido de aumento da digitalização do processo. A digitalização torna o processo mais ágil e, em certos casos, automatizado, para o contribuinte.
Além disso, a Receita Federal possibilita que o contribuinte possa ir construindo aos poucos o seu IR 2017. Isso pode ser feito por meio do rascunho do IR. Esse dispositivo online permite que o contribuinte registre o fato quando acontece.
Faça você seu IR
Nesse sentido, a Secretaria da Fazenda vem atuando como um agente facilitador para o contribuinte. Há pouco tempo atrás, declarar IR exigia um grande tempo de preparação e a contratação de profissional da contabilidade. Hoje pode ser feita online e apenas pelo contribuinte.
A automatização tem um papel fundamental nesse processo e a tendência é que RFB transforme ainda mais o site da Receita Federal em seu principal instrumento.
O papel na vida dos brasileiros
O ganho de tempo e, portanto, na desburocratização do seu IR é nítido. O site da Receita Federal vem ganhando funcionalidades. Prova disso são os aplicativos disponíveis para download no site.
Os portais de comércio exterior, simples nacional, convênios com municípios entre outros também são acessíveis por este site, numa demonstração de que a Receita Federal tem um papel polivalente na vida dos brasileiros.