Declaração de IR – conheça as regras para 2017
Declarar IR não deve ser feita por todos. Descubra se você faz parte de quem deve declarar IR. As regras para declarar, os percentuais e as faixas de rendimento de acordo com os percentuais.
Quem tem que declarar IR – descubra se você precisa
A obrigatoriedade de declarar rendimentos atinge somente os brasileiros que ultrapassem o faturamento estipulado para o ano corrente da declaração. Para que a faixa de declaração de proventos se mantenha atualizada a RFB reajusta anualmente os valores da tabela.
Para saber quem deve declarar IR no ano de 2017, a tabela com os valores em que incidem o tributo já está disponível, sendo que os rendimentos recebidos durante o ano de 2016 sofrem uma pequena correção em relação ao ano de 2015.
A correção da tabela do IR
A tabela de valores foi corrigida em 1,6%, fazendo com que o valor em que incidirá a primeira faixa da tabela suba muito pouco, comparando-se com a inflação do período em questão. Assim, o número de quem tem que declarar IR aumenta.
O valor relativo ao ano-calendário 2015 era R$ 1.874,92. Se a pessoa recebesse a partir desse valor, devia fazer seu IR, incidindo a alíquota correspondente a primeira faixa, de 7,5%.
Descubra qual o faturamento mínimo que incidirá o tributo
Com a correção, quem deve declarar o IR é quem recebe o valor mensal a partir de R$ 1.903,98. Sobre o valor que ultrapassar esse rendimento mensal deverá incidir a alíquota de 7,5% de tributação.
Se você faz parte do grupo de quem deve declarar IR, e seu rendimento ultrapassa muito essa primeira faixa, saiba como fazer o cálculo do seu IR e as incidências das alíquotas na matéria sobre a Tabela IR, neste mesmo site.