Restituição de IR 2017 – A Receita Federal Restituição é um direito que você pode ter e não saber. Descubra, agora, o que é a Restituição de IR 2017 e saiba, ainda, se você tem direito à ela, como consultar o cronograma da devolução dos tributos pagos.
Imposto de Renda – Cronograma – Valores
Saiba, também, o cronograma de pagamento do IR e como você poderá acessar a esse direito, se você tiver e como fazer deduções e pagar menos IR.
ACESSO RÁPIDO: |
Consultar restituição IRPF ▼ |
Consultar via App ▼ |
Cronograma Lotes de Restituição 2016 ▼ |
Alteração Dados Bancários Receber ▼ |
Restituição IR é isso, basicamente: receber de volta o tributo que foi descontado a mais na fonte, na sua folha de pagamento.
Para ser possível receber de volta o que foi pago em excesso, é necessários seguir alguns procedimentos básicos e simples, mas que podem fazer toda a diferença nesta hora.
Receita Federal Restituição – Tributo excessivo é devolvido
Além do tributo ser retido na fonte, ou seja, diretamente na sua folha de pagamento, você ainda pode ter que pagar mais tributo ou receber a devolução dos tributos sobre seus rendimentos.
Saiba O Que Fazer Para Não Perder Tanto Dinheiro
O mecanismo que permite você ser restituído pelo IRRF é chamado de dedução do IR. Você pode ver detalhadamente as deduções do IR aqui. Você também pode ver como pagar menos tributos sobre seus rendimentos.
Algumas deduções são possíveis e são elas que farão a “mágica” para você. Exigirá um pouco de atenção e disciplina de sua parte, mas valerá a pena.
As despesas que podem ser incluídas em sua Restituição de IR 2017 para serem deduzidas de seu IR são inúmeras e você vai poder conhecer um pouco mais sobre elas agora.
Saiba O Que Pode Ser Deduzido Do Seu Tributo
As despesas médicas em geral (mas não todas, por exemplo ‘coleta de cordão umbilical‘ não pode ser deduzida), desde que você possua o recibo do profissional de saúde ou a NF, são dedutíveis. Naturalmente que o profissional deverá ser inscrito no CRM. Essas despesas médicas, passíveis de dedução na declaração do IR, são válidas para o dependente, titular ou beneficiário de alimentos.
O valor a ser deduzido não tem limite. Por isso, guarde tudo o que possa comprovar que você se utilizou daquele serviço: cheques, extratos bancários e os documentos citados.
Laboratórios clínicos, hospitais e dentistas, assim como psicólogos, fisioterapia e clínicas médicas estão inclusos neste item de dedução para ser restituído pelo IR 2017.
Previdência Privada, alimentos e educação
Os alimentos, no valor definido pelo juiz, poderão ser deduzidos para Receita Federal Restituição. O valor além da determinação judicial não entra na dedução.
Os valores despendidos com educação normal, independentemente de ser o beneficiário de alimentos, o titular ou o dependente, também entram em despesas para a devolução do tributo pela Receita Federal .
Além dessas, o plano de saúde, mesmo aquele em que o pagamento é compartilhado com o empregador e o plano de previdência privada conhecido como PGBL podem ser incluídas como despesas a serem abatidas do IR. O VGBL não se enquadra nesta situação.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a Declaração do IR ou sobre Restituição IR, confira a área de dúvidas e respostas sobre IR ou veja o Passo a Passo fácil.
PUBLICIDADE:
Fique atento ao saldo de sua conta bancária
A Receita Federal mantém um calendário com 7 lotes de pagamentos anuais de Restituição de IRPF 2017, iniciando no mês de junho e se estendendo até o mês de dezembro.
Se você tiver direito a ser restituído pelo IR, os valores serão creditados em conta-corrente bancária ou conta-poupança. Mas antes disso, se você quiser ter noção de quando vai receber, você pode consultar a restituição do IR.
Importante lembrar que, em caso de conta-corrente, só será creditado em sua conta se houver saldo.
Portanto, esteja atento para não perder a restituir o seu IR.